A freguesia de Friumes está situada entre o rio e a montanha, no extremo sul do concelho de Penacova, no limite com o concelho vizinho de Vila Nova de Poiares. Dentro de Penacova, é delimitada pela sede do concelho, por Oliveira do Mondego, por S. Pedro de Alva e por Paradela. Encontra-se na margem direita do rio Alva, afluente do rio Mondego.
A freguesia de Paradela de Cortiça está situada na parte sul do concelho de Penacova, na margem direita do rio Alva.
A União das freguesias de Friúmes e Paradela é composta pelas localidades de Friúmes, Miro, Vale Maior, Outeiro Longo, Vale do Meio, Zagalho, Vale do Conde, Carregal, Vale do Tronco, Paradela, Cortiça, Quinta da Cortiça e Sobreira.
A vida económica local revela que o sector primário tem alguma importância, mas não como em décadas anteriores. Atualmente, apenas uma pequena faixa da população se dedica à agricultura, como atividade principal. Noutros tempos, os seus habitantes viveram a vida árdua da agricultura e quase ninguém trabalhava na cidade.
Aqui existem diversos serviços ao nível da mecânica, construção civil, restauração, comércio, etc.
A oferta comercial existente é suficiente para as necessidades básicas da população, tanto ao nível do comércio alimentar como do não alimentar a retalho.
Com a proximidade a grandes centros como Penacova e Coimbra, a economia local tem vindo a perder alguns dos seus serviços, no entanto, dado as boas acessiblidades da Freguesia as pessoas rapidamente se deslocam a estas localidades.
Tem como actividades a agricultura e pecuária, exploração florestal, transformação de madeira, pequena industria e comércio, pecuária.
A freguesia de Friúmes e Paradela é atravessada pelos rios Alva e Mondego, ao longo do qual se descobrem paisagens paradisíacas.
RIO ALVA
O Rio Alva é um afluente do Mondego, nascendo na encosta sudoeste da Serra da Estrela, percorre cerca de 106 km até desaguar no Rio Mondego, o que ocorre na localidade de Porto de Raiva, Concelho de Penacova no Distrito de Coimbra, após o Mondego ser quebrado pela Barragem da Aguieira.
No seu leito percorre um caminho sinuoso entre as encostas da Serra da Estrela e da Serra do Açor, onde escavou o seu leito.
O rio Alva é quebrado em São Martinho da Cortiça com a barragem de Fronhas após ter percorrido 78 km Esta barragem teve a descara máxima a rondar os 500m3/s.
É um rio conhecido por ter uma variação muito elevada no seu caudal, visto que tem um caudal muito baixo no verão, e muito elevado no inverno. Isto deve-se essencialmente à variação de precipitação durante o ano, e a ausência desta no verão, mas também ao facto de o caudal do rio ser controlado em grande parte pelo sistema hídrico da Serra da Estrela.
RIO MONDEGO
O rio Mondego tem um comprimento total de 234 quilómetros. A sua nascente situa-se na Serra da Estrela, no concelho de Gouveia, no sítio de Corgo das Mós (ou ‘’Mondeguinho’’), a uma altitude de cerca de 1425 metros. No seu percurso incial, atravessa a Serra da Estrela, de sudoeste para nordeste, nos concelhos de Gouveia e Guarda. A poucos quilómetros desta cidade, junto à povoação de Vila Cortês do Mondego, atinge uma altitude inferior a 450 metros. Nesse ponto, inflecte o seu curso, primeiro para noroeste e depois, já no concelho de Celorico da Beira, para sudoeste. Aqui se inicia o seu curso médio, ao longo do planalto beirão, cortando rochas graníticas e formações metamórficas.
Depois de atravessar o concelho de Fornos de Algodres, o rio Mondego serve de fronteira entre os distritos de Viseu,a norte, da Guarda e de Coimbra, a sul. Assim, delimita, na margem norte, os concelhos de Mangualde, Seia, Nelas, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Mortágua, enquanto que na margem sul serve de limite aos concelhos de Gouveia, Oliveira do Hospital, Tábua, Penacova e Vila Nova de Poiares. Entre Penacova e Coimbra, o rio percorre um apertado vale, num trajecto caracterizado por numerosos meandros encaixados.
Depois de se libertar das formações xistosas ( rochas metamórficas facilmente identificaveis por serem fortemente laminadas) e quartzíticas ( rocha metamórfica cujo componente principal é o quartzo) e já nas imediações da cidade Coimbra, o rio inaugura o seu curso inferior, constituído pelos últimos quarenta quilómetros do seu trajecto e cumprindo um desnível de apenas 40 metros de altitude. Nesta última etapa, percorre uma vasta planície aluvial, cortando os concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz, onde desagua, no Oceano Atlântico. Junto à sua foz forma-se um estuário (Um estuário é a parte de um rio que se encontra em contato com o mar) com cerca de 25 km de comprimento e 3,5 km² de área. Nos últimos 7,5 km do seu troço desdobra-se em dois braços (norte e sul), que voltam a unir-se junto à foz, formando entre si a pequena ilha da Murraceira
DESPORTO
• Campo de futebol de sete - Miro
TRANSPORTES
• Serviço de táxi - Paradela
• Autocarro da TRANSDEV - 2 vezes por dia
• Transporte escolar
AÇÃO SOCIAL
• Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro
- Valências (Creche; Estrutura Residencial para Idosos; Centro dia e Apoio Domiciliário)
- Serviços (Médicos, Enfermagem; Fisioterapia e Transportes internos e para associados)
OUTROS
• Recolha de resíduos sólidos urbanos - C.M. de PENACOVA
• Parque de merendas (praia fluvial da Lapa)
• Parque infantil em Paradela
• Parque infantil em Carregal
• Parque infantil em Miro(em construção)
• Cemitério em Paradela
• Cemitério em Friúmes
• Junta de Freguesia
ACESSIBILIDADES
Pela sua situação geográfica, a União de Freguesias de Friúmes e Paradela está privilegiada no que toca a acessos, sendo que para visitar esta terra tem o visitante várias opções.
A principal entrada faz-se a partir do IP3 - Itinerário Principal da Beira Litoral é um Itinerário Principal de Portugal. Liga a fronteira de Vila Verde da Raia à cidade portuária da Figueira da Foz, atravessando a União de Freguesias de Friúmes e Paradela, com acesso directo ao nó de portagem da A1, em Coimbra Norte.
A EN 17 - Estrada da Beira é uma estrada nacional que liga Coimbra a Celorico da Beira no Distrito da Guarda, atravessando a União de Freguesias de Friúmes e Paradela.
Visite-nos, estamos à sua espera!